quarta-feira, 6 de setembro de 2017

O que é Contabilidade? - Significado e Conceitos Importante


contabilidade avançada
A contabilidade foi muito saudada por muitos como a "linguagem do negócio". Há muitas citações como "Uma caneta é mais poderosa do que a espada, mas nenhuma combinação para o contador", de Jonathan Glancey, que nos conta sobre o poder e a importância da contabilidade.

A definição do livro de texto da contabilidade indica que inclui a gravação, o resumo, o relatório e a análise de dados financeiros . Vamos tentar entender os componentes da contabilidade para entender o que realmente significa:

Gravação
A principal função da contabilidade é fazer registros de todas as transações que a empresa entra. Reconhecer o que se qualifica como uma transação e fazer um registro do mesmo é chamado de contabilidade. A contabilidade é mais abrangente do que a contabilidade e apenas diz respeito à parte de gravação. Para efeitos de gravação, os contabilistas mantêm um conjunto de livros. Os procedimentos são muito sistemáticos. Hoje em dia, os computadores foram implantados para contabilizar automaticamente as transações conforme elas acontecem.

Resumindo

contabilidade overpower
A gravação de transações cria dados brutos. Páginas e páginas de dados brutos são pouco úteis para uma organização para a tomada de decisões. Por esse motivo, os contadores classificam os dados em categorias. Essas categorias são definidas no quadro de contas. Como e quando as transações ocorrem, duas coisas acontecem, primeiro um registro individual é feito e, em segundo lugar, o registro sumário é atualizado.

Por exemplo, uma venda ao Sr. X para Rs 100 apareceria como:

Venda ao Sr. X por Rs 100
Aumenta as vendas totais (resumo) de 500 para 600
Relatórios
A administração é responsável perante os investidores pelo estado de negócios da empresa. Os proprietários precisam ser periodicamente atualizados sobre as operações que estão sendo financiadas com seu dinheiro. Por esse motivo, há relatórios periódicos que são enviados para eles. Normalmente, a frequência desses relatórios é trimestral e há um relatório anual que resume o desempenho de todos os quatro trimestres. Os relatórios geralmente são feitos sob a forma de demonstrações financeiras. Essas demonstrações financeiras são reguladas por órgãos governamentais para garantir que não haja relatórios financeiros enganosos.

Analisando
Por último, a contabilidade implica a realização de uma análise dos resultados. Depois que os resultados foram resumidos e relatados, há que tirar conclusões significativas. A administração deve descobrir seus pontos positivos e negativos. A contabilidade ajuda a fazê-lo por meio de comparação. É comum comparar os lucros, o dinheiro, as vendas, os ativos, etc. entre si para analisar o desempenho do negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário